XII Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária da Esalq

Crédito: Denise Guimarães

Sob o tema ‘Juventudes no enfrentamento da crise socioambiental’, o Grupo de Extensão Cajan, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), realizará, entre 22 e 26 de abril, a XII Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária da Esalq.

A JURA é um espaço de formação e diálogo construído por estudantes, professores, movimentos sociais e comunidades, com o objetivo de promover o debate sobre a questão agrária brasileira, a justiça social no campo e a produção de alimentos saudáveis.

O Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) lançou em 2022 um alerta, indicando que crianças e adolescentes são os mais impactados pelas mudanças climáticas. No mesmo relatório, a organização aponta que 40 milhões de meninos e meninas brasileiros são expostos a mais de um risco climático e ambiental, representando 60% do total.

Dessa forma, o evento pretende discutir como as juventudes vêm se organizando para enfrentar os desafios ambientais, sociais e econômicos do presente e do futuro. Nesse contexto atual, a juventude, em particular, enfrenta desafios únicos decorrentes dessas mudanças, tanto em termos de vulnerabilidade quanto de mobilização para a ação climática.

Serão cinco dias de programação com a realização de debates, oficinas, rodas de conversa e atividades culturais, buscando integrar saberes acadêmicos e populares, bem como fortalecer os vínculos entre universidade e sociedade.

Programação

Terça-feira (22/04)
Tarde:
Pré-JURA: Debate “Agricultura, saber e fome”
Feira agroecológica da juventude da ESALQ
Local: Anfiteatro Engenharia + Hall
Horário: 14h – 18h

Quarta-feira (23/04)
Mesa de abertura: “A crise climática é uma questão agrária!”
Local: Anfiteatro Engenharia
Horário: 19h – 22h

Quinta-feira (24/04)
Tarde:
Aula aberta: “Projetos da ESALQ que fortalecem a reforma agrária” + Prêmio Paulo Kageyama
Local: Anfiteatro do Pavilhão de Ciências Humanas
Horário: 14h – 18h
Noite: Cine-debate: “Marielle Vive!”
Local: Sesc Piracicaba
Horário: 19h – 21h

Sexta-feira (25/04)
Noite: Mesa mista: “Agroecologia na boca do povo: cultura popular, juventude e agroecologia”
Local: Anfiteatro Engenharia
Horário: 19h – 22h

Sábado (26/04)
Manhã e Tarde: Grande encontro das juventudes do campo e da cidade no enfrentamento à crise socioambiental
Local: Assentamento Milton Santos
Horário: 8h30 – 14h
Noite: JURAS DE AMOR!
Local: Centro Cultural e Social “Rafael Baptista Antônio Faé”
Horário: 18:00 – 23h

Toda a comunidade universitária e a sociedade civil podem participar deste importante momento de escuta, aprendizado e mobilização coletiva.

JURA

A Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária (JURA) foi inicialmente idealizada em 2013, e ocorre no Campus Luiz de Queiroz, desde 2014. Em memória ao massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 17 de abril de 1996, universidades dotadas de qualquer tipo de apoio à reforma agrária e movimentos sociais no campo se comprometeram em realizar uma programação específica para promover o debate e difundir os mais diversos tipos de conhecimento acerca da estrutura fundiária brasileira.

As JURAs se mostram essenciais para que os participantes enriqueçam seu repertório cultural, acadêmico e social no que tange às lutas camponesas e às diversas tradições perpetuadas entre os pequenos agricultores e assentados. No campus Luiz de Queiroz, estes eventos se tornam ainda mais importantes pelo fato da comunidade interna se deparar com a essencialidade desses conhecimentos aos graduandos em qualquer área das ciências agrárias.

Alicia Nascimento Aguiar | MTb 32531 | 16.04.2025

Edição 572