Numa iniciativa da Casa do Produtor Rural (CPRural) e do Grupo de Experimentação Agrícola (GEA), da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (USP/ESALQ), cinco entidades assistenciais de Piracicaba receberam uma tonelada de feijão. A ação foi possível graças ao Projeto SolidarESA “Luiz de Queiroz”, que tem como proposta implantar a solidariedade como uma disciplina a ser vivida e aprendida na universidade, estreitando a relação existente entre a comunidade local e a universitária.
A produção de feijão, cultivada e beneficiada por alunos integrantes do GEA, sob coordenação dos professores Durval Dourado Neto e José Laércio Favarin, do Departamento de Produção Vegetal (LPV), e colaboração do docente aposentado José Dias da Costa, beneficiou a Associação de Pais e Amigos de Surdos de Piracicaba (Apaspi), Instituto Apostólico Secular Nossa Senhora do Cenáculo, Lar dos Velhinhos, Lar Betel e Associação Metodista de Ação Social (Amas).
Como produto cultivado por pequenos e grandes produtores em todas as regiões brasileiras, o feijão foi escolhido nesta primeira edição do SolidarESA, por tratar-se de alimento que combate a fome e a desnutrição devido às comprovadas propriedades nutritivas e, ainda, por ser a leguminosa mais consumida do Brasil. O donativo foi entregue aos representantes das entidades, dia 25 de junho, na Casa da Amizade de Piracicaba.
A segunda edição do projeto, que conta com o apoio do Programa Aprender com Cultura e Extensão da USP, Comissão (CCEx) e Serviço (SVCEx) de Cultura e Extensão Universitária, diretoria e departamentos da ESALQ e Rotary Clube de Piracicaba, está programada para o primeiro semestre de 2015. Para tal versão será trabalhado o cultivo da batata, produto fundamental na cultura mundial, considerado alimento versátil e rico em carboidratos.
Informações no site www.esalq.usp.br/cprural, pelo e-mail cprural@usp.br ou pelo telefone (19) 3429-4178.
Texto: Alicia Nascimento Aguiar (03.07.2014)