A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) está com inscrições abertas para a chamada de projetos de pesquisa na área de solos promovida pelo Fonds de Dotation Roullier, no período de 2025 a 2028. O financiamento destinado aos projetos selecionados varia entre 200 mil e 400 mil euros.
O Fonds de Dotation Roullier foi criado em 2016 pelo Groupe Roullier, conglomerado francês do setor agroindustrial, com o objetivo de incentivar e promover a agricultura sustentável. Desde 2019, o fundo já apoiou diversos projetos de pesquisa na França e em outros países, buscando fomentar práticas agrícolas sustentáveis e o fortalecimento do conhecimento científico na área.
A chamada atual tem como foco apoiar projetos que contribuam para a preservação da qualidade dos solos agrícolas, promovam pesquisas científicas e inovação relacionadas ao solo, além de capacitar agricultores sobre práticas de manejo sustentável. Os projetos selecionados poderão contar, além do financiamento, com suporte técnico e acesso ao Centro Mundial de Inovação, localizado em Saint-Malo, França.
Podem participar da chamada instituições responsáveis por atividades de pesquisa, como universidades, organizações públicas, ONGs, fundações, associações e instituições de pesquisa e desenvolvimento agrícola, tanto na França quanto internacionalmente. Empresas e indivíduos não são elegíveis.
As inscrições seguem até 21 de abril de 2025. Os interessados devem enviar os documentos necessários para o e-mail appelaprojets@fdr.org. O edital e mais informações podem ser consultados em francês ou inglês pelo link: https://www.fondsdedotationroullier.org/en/call-for-projects/.