ESALQ-LOG e CNA visitam estradas vicinais para mapeamento de infraestrutura para escoamento da produção agropecuária

Projeto de pesquisa desenvolvido pelo Grupo de Extensão e Logística Agroindustrial (ESALQ-LOG) da Esalq/USP em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) objetiva identificar oportunidades de melhorias das estradas vicinais para o transporte agrícola no Brasil.

O projeto contempla diversas fases, desde estruturação de índices para identificação de priorização de regiões de melhorias em vicinais até o mapeamento dos gargalos e necessidades de melhorias de infraestrutura.

Atualmente, o projeto está em uma fase de levantamento de informações primárias em visitas de campo a partir do mapeamento de oito microrregiões no país. Com foco na análise de estradas vicinais, o estudo busca identificar dados como gargalos de infraestrutura, intervenções de melhorias e estimativa da quilometragem de estrada vicinal em estado crítico, visando escoamento mais eficiente para a produção agropecuária.

As cidades definidas para o projeto abrangem as regiões de Imperatriz (MA), Uberlândia (MG), Rondon do Pará (PA), Piracanjuba (GO), Dourados (MS), Eunápolis (BA), Guarapuava (PR) e Sinop (MT), locais onde os pesquisadores do ESALQ-LOG e técnicos da CNA envolvidos no projeto irão visitar as estradas em questão e também se reunirem com representantes do setor de cada localidade.

“Toda a produção agropecuária brasileira depende das estradas vicinais, não só para levar diretamente a carga aos destinos, mas também para abastecer modos estratégicos, como ferrovias e hidrovias. Este estudo é um marco importante por jogar luz sobre os desafios das estradas vicinais, infraestrutura fundamental que ainda é frequentemente ignorada” afirma o coordenador do projeto e do Grupo ESALQ-LOG, prof. Thiago Guilherme Péra.

O estudo e mapeamento das estradas vicinais leva em consideração fatores como a produção do local, empregos gerados, índice de chuva e qualidade da estrada, que resultará em um relatório técnico visando a elaboração de políticas públicas para reduzir gargalos logísticos e fortalecer a competitividade do agronegócio através de investimentos nas vias. A equipe envolvida contempla pesquisadores do Grupo ESALQ-LOG envolvendo alunos de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

Texto: Esalq-Log

Edição 568