Campus de Piracicaba encerra o ano inaugurando três centros de vivência

O Espaço Coruja é um dos três centros de vivência inaugurados no Campus Luiz de Queiroz, em Piracicaba – Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O campus Luiz de Queiroz inaugurou no dia 16 de dezembro, três centros de vivência distribuídos pelo campus e planejados para acolher a comunidade e proporcionar um local para trocar ideias e conectar-se com colegas.

“Eu sou o representante de toda a equipe da Prefeitura, que trabalhou duro para que esse projeto desse certo e fosse concluído com toda essa beleza. Por causa deles estamos aqui, inaugurando espaços que vão durar por muitos anos. Acredito que um dos papeis fundamentais da Universidade é gerar vínculos, contatos, articulações e é isso que esses espaços proporcionam”, afirmou prefeito do Campus USP Luiz de Queiroz.

Os espaços Seriema, Tucano e Coruja integram o Programa Pertencer, da Reitoria, uma ação do planejamento socioambiental da USP que valoriza os ambientes dos campi, apoiando projetos de uso e ocupação de áreas externas como locais de inclusão, acolhimento e pertencimento. Os espaços, todos compostos de materiais sustentáveis, incentivam o convívio e a troca de ideias na comunidade uspiana.

“Já temos 22 centros inaugurados, em seis campi da USP. São lugares bem localizados, agradáveis, em que os estudantes podem conversar, professores e servidores podem discutir projetos, interagir com os colegas. É uma iniciativa que tem como finalidade melhorar a qualidade de vida das pessoas e, com isso, melhorar também o ensino, a extensão e a pesquisa produzida na Universidade”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

O Espaço Seriema, onde foi realizada a cerimônia de inauguração e descerramento das placas, tem 250 metros quadrados e está localizado entre a Central de Aulas e o Restaurante Central. É o maior dos três centros e possui um projeto paisagístico coordenado pela professora do Departamento de Produção Vegetal, Claudia Fabrino Machado Mattiuz.

Atrás do pavilhão de Engenharia da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) está localizado o segundo centro de vivência, chamado de Espaço Coruja, com 151 metros quadrados. O terceiro centro fica próximo à Central de Aulas do Centro de Energia Nuclear na Agricultura (Cena), foi batizado de Espaço Tucano, tem 97 metros quadrados e abrigará, em breve, um food truck.

Todos os espaços oferecem estruturas com pontos de energia, internet, mesas, bancos e banheiros.

Prestigiaram a inauguração o superintendente de Tecnologia da Informação (STI), João Eduardo Ferreira; o diretor do Cena e presidente do Conselho Gestor do Campus, Ernani Pinto Junior; a diretora da Esalq, Thais Vieira; a coordenadora adjunta de Administração Geral (Codage) e docente da Esalq, Heliani Berlato; o diretor do Centro de Tecnologia da Informação Luiz de Queiroz (CeTI-LQ), Luis Eduardo Aranha Camargo; o assessor da Reitoria responsável pelo Programa Pertencer, Hugo Yoshizaki; a vice-prefeita do campus, Marli de Fátima Fiore; o vice-diretor da Esalq, Marcos Milan; além de professores, servidores e pesquisadores do campus.

Clique aaqui e confira a matéria completa

Texto: Erika Yamamoto - Jornal da USP
 

Edição 558