A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) esteve representada, de 9 a 17 de setembro, no terceiro encontro da Feed-Protect-Care Global Collaborative PhD Platform, realizado neste mês em Cape Town, África do Sul. A iniciativa reúne doutorandos e professores de universidades de diferentes países para debater os desafios da segurança alimentar e fortalecer conexões internacionais.
Dois novos doutorandos da Esalq, Bruno Lopes e Guilherme Portugal, ambos do Programa de Pós-Graduação em Economia Aplicada, passaram a integrar a segunda turma da plataforma. Bruno pesquisa desperdício de alimentos, enquanto Guilherme dedica seus estudos à formação de preços. Eles se somam às doutorandas Greici Parisoto e Thaís Veras, que já faziam parte da rede.
O encontro marcou a conclusão da primeira turma e a integração da nova geração de pesquisadores. A programação incluiu apresentações de pesquisas, debates sobre sistemas alimentares na África do Sul e visitas acadêmicas, como ao campus da University of Western Cape. Na ocasião, a diretora da Esalq, Thais Vieira, participou do evento e apresentou a palestra “From Research to Global Influence”.
Para Greici Parisoto, a experiência tem ampliado horizontes. “É uma oportunidade única de troca com doutorandos de vários países e áreas, que nos ajuda a enxergar o impacto real das pesquisas em ambientes de alta complexidade e constante mudança, como os sistemas alimentares”, disse.
Bruno Lopes destacou o caráter colaborativo. “É uma chance de conectar meu trabalho a uma rede internacional e buscar soluções conjuntas para problemas comuns”, afirmou.
Criada pela Universidade de Montpellier (França) e pela Universidade de Pretória (África do Sul), a plataforma conta atualmente com doutorandos de 16 universidades em países como Estados Unidos, Canadá, Espanha, Reino Unido, Austrália, Holanda, China, Quênia, Senegal e Brasil, representado pela Esalq.
A Esalq sediou o segundo encontro da rede, em novembro de 2024 e o próximo encontro já tem data marcada: será em outubro de 2025, no Canadá, dando continuidade à cooperação internacional em torno da segurança alimentar e da sustentabilidade dos sistemas de produção e consumo.
16/9/2025