A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP) recebeu, em 23 de outubro, a visita dos professores Aluisio Segurado, da Faculdade de Medicina, e Liedi Bernucci, da Escola Politécnica, candidatos aos cargos de reitor e vice-reitora da Universidade de São Paulo pela chapa USP Pelas Pessoas.
O encontro integrou a série de visitas promovidas pela chapa aos diferentes campi da USP, com o objetivo de apresentar e dialogar sobre as propostas do programa de gestão para o período 2026–2030.
A apresentação dos candidatos enfatizou que a proposta da chapa se baseia em quatro eixos: Valorização das Pessoas, Manutenção da Excelência Acadêmica, Fortalecimento da Relação com a Sociedade e Otimização de Processos Técnico-Administrativos.
Segurado conversou com a equipe de comunicação da Esalq, dizendo estar aqui no Campus Luiz de Queiroz com muita alegria. “Estamos aqui com muita alegria, professora Liedi Bernucci, eu, Aluísio Segurado, para apresentar a proposta de gestão USP pelas Pessoas para o período reitoral de 2026 a 2030. Somos docentes da USP há muitas décadas, eu na verdade estou na universidade há 50 anos, a professora Lied há 48 anos, desde que fomos alunos de graduação, aqui ingressamos, e ao longo desses anos desenvolvemos nossas carreiras, tivemos a oportunidade de assumir atividades de ensino, de pesquisa, de extensão e, também, múltiplas atividades de gestão universitária, que nos deram uma visão ampliada sobre as necessidades da USP”.
Segurado declarou que a proposta de gestão para esses próximos anos olha para o conjunto de professores, estudantes e servidores técnico-administrativos que fizeram da USP o que ela é hoje, a mais importante instituição de ensino superior e pesquisa do Brasil e da América Latina. Olha, também para pessoas que não pertencem à nossa comunidade acadêmica, mas que da sociedade têm uma grande expectativa sobre como a USP pode contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida.
“A ‘USP pelas Pessoas’ possui esse olhar conjunto, daqueles que fizeram a grandeza e a força da USP ao longo dos seus 90 anos de história, trazendo o legado das escolas fundadoras, como a Esalq, a minha própria, a Faculdade de Medicina e, também a da professora Liedi, a Escola Politécnica, para fazer a USP se tornar a instituição de referência no ensino superior, na pesquisa e na extensão para a América Latina e o mundo ibero-americano. Enfim, é uma proposta abrangente que envolve todas as atividades fim e as atividades meio da Universidade e nós temos muita expectativa para compartilhar as nossas ideias, mas principalmente para ouvir as sugestões e contribuições das unidades do interior para continuarmos construindo de forma dinâmica e viva esta proposta, porque ela é a USP pelas pessoas”, finalizou o candidato a reitor.
Entre as propostas apresentadas, destacam-se a criação de ambientes pedagógicos acolhedores, a modernização dos currículos, a ampliação de ações de acolhimento e tutoria para estudantes, além da capacitação e desenvolvimento contínuo de servidoras e servidores técnico-administrativos. A chapa também propõe discutir mecanismos de valorização docente e manter benefícios já existentes, como auxílio-saúde, vale-refeição e vale-alimentação.
Aluisio Segurado é médico e professor titular da Faculdade de Medicina da USP. Ocupou cargos de destaque como Pró-Reitor de Graduação da USP e diretor do Instituto Central do Hospital das Clínicas.
Liedi Bernucci é professora titular e pesquisadora da Escola Politécnica da USP e foi a primeira mulher a assumir os cargos de Vice-Diretora e Diretora da Poli. Presidiu ainda o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Mais informações sobre as propostas da chapa podem ser acessadas no site www.usppelaspessoas.com.br.
No próximo dia 03 de novembro de 2025, às 11h, na Sala da Congregação, será realizada a apresentação do Programa de Gestão USP Novo Tempo. Na ocasião, o Prof. Marcílio Alves, candidato a Reitor, e a Profa. Silvia Casa Nova, candidata a Vice-Reitora, apresentarão suas propostas de gestão para o período de 2026 a 2030, seguido de espaço para diálogo com a comunidade da Esalq. A eleição para a Reitoria da USP ocorrerá em 27 de novembro.
Texto: Caio Albuquerque (MTB 30356) e Alicia Nascimento Aguiar (MTb 32531) | 23.10.2025

